sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dia 6 - Sony Pictures Studios Day

Nada melhor para começar os tours pelos estúdios do que esse vizinho de casa, né?
Saí cedo da aula e vim correndo pra cá com medo de perder o ônibus/a hora, aí claro que cheguei mega cedo e fiquei torrando na rua com vergonha de entrar lá. De um lado da rua ficam os estúdios mesmo e do outro o Sony Pictures Plaza, onde são os escritórios e coisas do tipo, então depois de dar algumas voltas na rua e tirar algumas fotos lá fui eu.
Engraçado que se fosse em São Paulo provavelmente seria um prédio suuuper alto e cheio de frescura, aqui eles parecem preferir parece com outro qualquer, sei lá.
O tour começou com um filminho contando toda a história do estúdio, que era MGM, depois Columbia e agora Sony, e várias vezes citou os vários vários filmes que foram feitos por ali.
Logo depois atravessamos a rua e fomos pro estúdio. Não foi tão tão legal quanto eu esperava, mas foi legal. O estúdio em si parece uma cidade cenográfica, e o guia falou que os corredores se transformam em diversas cidades de diversos lugares dependendo do filme; aí ele disse que na Sony é o único lugar que por trás desses cenários realmente funcionam escritórios!
Durante o tour entramos em lugares como o lugar onde fazem os efeitos sonoros - a sala parece aquela garagem de casa que a mãe vai socando tudo lá, tinha areia no chão, uma prateleira com um monte de sapatos, e mais um monte de bugigangas, aí o guia explicou que qualquer barulhinho que o filme tenha eles colocam depois, passos, celular, beijo, etc; então aquele mooonte de coisas eram usadas para fazer os barulhos que o filme precisa. Achei bem legal porque eu sempre gostei de barulho de papel em filmes. Depois fomos para o estúdio onde eles gravam as músicas dos filmes. Na entrada tem poster de alguns filmes e autógrafos dos alguns atores e diretores, tão legal! O lugar é o que tem a 2ª melhor acústica do mundo, só perdendo pra Abbey Road! E por causa disso, algumas trilhas de filmes de outros estúdios também são gravadas ali. Achei interessante que a orquestra se posiciona de costas pra tela onde passa o filme durante a gravação da música, porque muitas vezes o sigilo é grande e eles não podem saber pra quê estão trabalhando! Judu Garland cantou "Somewhere Over the Rainbow".
Aí fomos pra um galpão onde eles guardam os "backings" que são os planos de fundos dos cenários. Muitas vezes o cenário não é construído, ele é pintado num tecido e eles ficam guardados lá. Aí tem uns que dá pra ser alugado e reutilizado, tipo um parque, a skyline de Nova York e coisas do tipo. Tem alguns históricos guardados tipo "Singing in the Rain", mas outros, tipo "O Mágico de Oz" se perderam no tempo porque antigamente eles pintavam alguma coisa atrás e acabava perdendo o desenho original.
Depois entramos nos Sound Stages, que são os galpões enormes onde as coisas realmente são filmados, o Stage 15 é o maior (2º maior do mundo, só perdendo para um que tem na Inglaterra) e tem também o Stage 27. No 15 foram filmados filmes como: O Mágico de Oz, todos os MIB, Homem Aranha, etc. Eu acho muito legal essa sensação de estar em um lugar que tanta coisa já aconteceu. O guia contou que quanto filmaram "O Mágico de Oz", a Munchkindland era ali, e Emerald City era no 27, um do lado do outro, aí o guia fez piadinha que "Emerald City wasn't do far after all!" Eu ri!

Nenhum comentário: